segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Resenha: O Penúltimo Capítulo

Resenha do livro : O Penúltimo Capítulo

Autora: Clarice Pessato
Editora: Imprensa Livre
Páginas: 206


Sinopse: Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia de sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.
Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto d'Ele e executar seus propósitos através de nós.
Se você tem dificuldade de aceitas acontecimentos delicados em sua vida ou de outras pessoas, ou sofre preconceito e discriminação, a leitura da história de Clarice poderá ajudá-lo a e enfrentá-los com paz e alegria no coração.  


Resenha: " Que livro maravilhoso, que história triste, e ao mesmo tempo, abençoada."
Tudo começa quando ocorreu um acidente com um caminhão transportando um time de futebol na carroceria e que colidiu dois automóveis, sendo um deles, a jovem Clarice estava.
Clarice sempre foi uma menina comum, morava com sua família em Arvorezinha, uma jovem de 18 anos, sempre alegre, com sonhos. 
Tinha aquele sonho de se casar, vestir-se de noiva, e tudo mais.
Clarice começou um curso de Auxiliar de Laboratório de Análises Químicas. Passaram alguns anos terminou o ensino médio, não sabia o que queria cursar, trocou de cursos várias vezes, medicina, nutrição, psicologia...
Foram 29 feridos e 1 morreu.
Clarice foi levada para o pronto-socorro (UTI). Enquanto isso seus familiares ficavam na esperança de receber uma notícia boa. Até que o Doutor deu o atestado com a seguinte mensagem:

" Atesto, a pedido dos pais da paciente, para fins de esclarecimento do diagnóstico, que Clarice Pessato apresenta quadriplegia cervical sensitiva em C5 devido à fratura-luxação da coluna cervical ocorrida há uma semana.
Apresenta respiração diafragmática apenas. Esta em fração esquelética.
Dr. Olavo Rangel."

Era difícil aceitar que uma jovem que era perfeita, estava ali num pronto-socorro sem movimentar seu corpo, em uma cadeira de rodas.
Sempre que os pais de Clarice queriam saber novidades há respeito de sua filha, o que recebiam era " ESTADO GRAVE. "
Eles não "aceitavam" a deficiência que Clarice tinha, afinal o que era tetraplegia?

Significa a paralisação dos quatro membros (braços e pernas) , porém minha família e eu nunca soubemos sobre isso ou sequer passou pela nossa cabeça que alguém pudesse ter os braços e pernas paralisados. 


Clarice, mudou de Arvorezinha para Porto Alegre, pois os tratamentos eram mais fáceis. Recebiam visitas dos parente, amigos do cursinho, e trocava cartas. 
No meio dessas dificuldades sempre tem gente que quer te ver para baixo, incrível isso.
E com Clarice não foi diferente, uma amiga de Celina (mãe de Clarice) estava conversando com uma mulher, cujo seu filho havia morrido. Então ela disse: - O teu filho morreu, foi melhor assim, olha como ficou Clarice.
Então a mãe do jovem respondeu: - Ela ficou viva, e enquanto tem vida podemos ter esperança e fazer alguma coisa.

No hospital Clarice recebia as visitas, e elas sempre motivando, e abençoando, para nunca se desanimar. Clarice gostava de Deus e acreditava no seu poder. Mas pensava, como que Deus não queria ver a sua felicidade, uma pessoa como ela não tinha tantos pecados, o porque ele não tinha misericórdia sobre ela, então ela mudava aquela frase " Se Deus quiser" , para " Deus quer".

Passaram os anos, Clarice saiu do hospital, e pensou sobre o que as pessoas falaram sobre Deus, ir as reuniões. Depois de um tempo ela viu o quanto Deus é bom, e sem muitas delongas, Clarice e sua família estava servindo ao Senhor Jesus Cristo.
Ia sempre as reuniões, e dava aulas e falava sobre Deus para as crianças.

" Gostava de ensinar sobre a borboleta, comparando o ciclo de vida deste inseto com a nossa vida. Antes de se tornar borboleta ela é uma lagarta. Quando aceitamos Jesus, um casulo é construído para ocorrera metamorfose, a mudança de vida, então saímos do casulo como borboletas. O mais importante é que, além de embelezar a natureza com seu colorido, as borboletas a embelezam, espalhando sementes que produzirão flores, e nós precisamos espalhar semente, que são a palavra de Deus, para embelezar a vida de outras pessoas também."


Depois se formou em Letras, Curso de inglês avançado, Seminário de Especialização em Teologia, e Curso de Missões. É professora da escola bíblica, escreve artigos evangélicos para o jornal, online e offline.
Esse livro não é apenas uma leitura, mas é para abençoar a vida de quem o estiver lendo.
Clarice não via que ela mesma estava com preconceito, com a sua deficiência, por não aceitar que ia ficar em uma cadeira de rodas, mas depois que aceitou Deus cuidar de sua vida, não se preocupou com mais nada, e só servir a Deus.
Em muitas vezes não tinha respostas para cada pergunta, mais Deus sempre mostrava uma resposta, pois ele não deixa seus filhos confundidos e envergonhados.


Duas palavras pra esse livro: Maravilhoso e abençoado.


Onde comprar: Mande um email para: claricepessato@hotmail.com.br
Facebook da Autora: O Penúltimo capítulo
Blog da Autora: O Penúltimo Capítulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário